Futebol - Formação

João Nuno: “Temos um papel fundamental na formação do atleta e do homem”

9 Outubro, 2018. 20:11

Aos 32 anos, e depois de uma passagem inesquecível como jogador do clube, João Nuno Rodrigues Carromeu assumiu o desafio de treinar a equipa de Juniores A.

O professor de Educação Física uniu-se aos colegas João Renato, Bruno Pedro, Pedro Batista, Gonçalo Lopes e Gonçalo Ascensão e, juntos, lideram uma equipa coesa, com muita garra e espírito vencedor.

Confira a entrevista que fizemos com o treinador principal dos Juniores.

 

Qual é a sua filosofia – aliada à do FC Barreirense – em relação ao futebol de formação?

A nossa filosofia passa muito pelos valores deste clube, ou seja, o respeito por todos os intervenientes do jogo, a capacidade enorme no trabalho e a ambição estão sempre presente. Temos um papel fundamental na formação do atleta bem como do homem, passando valores fundamentais na sua formação de atleta e ser humano.

 

É nestes escalões de formação que os treinadores conseguem desenvolver as capacidades dos atletas?

Muitos dos jogadores, ao longo dos anos, chegam com o dom de ter a bola nos pés, mas depois é preciso, com formação, e passa por aqui o nosso trabalho, ajudar e potenciar esse dom, mostrando que estamos num desporto colectivo, onde o fundamental é potenciar as suas capacidades e, ao mesmo tempo, perceber o próprio jogo.

 

É mais importante ganhar ou formar?

Na formação sempre formar. Mas, nesta casa, tentamos as duas coisas: ganhar e formar!

 

Nesse sentido, qual deve ser o papel dos pais nos treinos e nos jogos?

Os pais devem ter um papel de suporte de estabilidade para os filhos, de apoio nos momentos menos positivos e mostrar que o caminho tem vários obstáculos e é preciso superá-los, não criando pressão nem constante crítica. Devem sim, deixar o atleta aproveitar estes momentos  e desfrutar dos treinos, jogos e do convívio com os colegas de equipa.

 

Esta época, há algum adversário que crie mais preocupação ou haja necessidade de criar estratégias específicas?

Nenhum! Todos são analisados da mesma forma e, a partir desse momento, montamos estratégias diferentes para cada jogo. No entanto, independentemente da competição, todos os clubes merecem o nosso maior respeito.

 

Quais são os principais objectivos para a presente época?

Antes de mais, realizar uma excelente época no campeonato nacional de Juniores, onde em todos os jogos vamos tentar conquistar os três pontos, seja em nossa casa ou fora! Mas queremos também colocar vários jogadores na equipa sénior na próxima temporada.