Xadrez

Campeonato Distrital de Jovens Individual Rápidas e Equipas

10 Março, 2017. 16:55

No Próximo domingo dia 12, o Santoantoniense F.C. recebe o Campeonato Distrital de Jovens rápidas, individual (15 h) e por equipas (16h). Poderão participar todos os jogadores do sub08 ao sub20. As provas vão ter lugar na sede do Santoantoniense, haverá 1 taça para o 1º classificado de cada escalão, para a 1ª feminina de cada escalão e medalhas para os restantes. O sistema de jogo será o suíço.

 

 

Sabias que:

Alfred Binnet (1857-1911) estudou a mente do xadrezistas durante muito tempo, organizou torneios com jogadores de olhos vendados e chegou á conclusão que só os mestres conseguiam jogar até ao fim sem necessidade de ver a disposição das peças no tabuleiro pela 2ª vez? Concluiu então que experiencia, imaginação e memória são elementos essenciais no processo cognitivo do cérebro dos grandes mestres.

“O jogo [de xadrez] com olhos vendados contém tudo: poder de concentração, nível de instrução, memória visual, para não mencionar também o talento estratégico, a paciência, a coragem, e muitas outras faculdades. Se fosse possível ver o que se passa na cabeça de um jogador de xadrez, iríamos descobrir um irrequieto mundo de sensações, imagens, movimentos, paixões e um panorama sempre mutante de estados de consciência. As nossas mais precisas descrições, comparadas às deles, não passam de esquemas grosseiramente simplificados.”

fonte: wikipédia